CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Filmes espíritas fazem sucesso no país católico

“Nosso Lar”, já atraiu mais de um milhão de pessoas às salas de cinema no país. Empresas evangélicas preparam ações para fomentar o cinema cristão.

Em oito dias de exibição, o filme “Nosso Lar”, que enfoca experiência espírita, atraiu mais de um milhão de pessoas às 445 salas de cinema no país onde a película estreou, dia 3 de setembro. O lançamento de Chico Xavier, em abril, bateu o recorde de bilheteria em estréias de filmes nacionais.

“Nosso Lar”, homônimo de livro psicografado por Chico Xavier, conta a história de um médico que relata a trajetória que percorreu após a morte. O espiritismo integra o imaginário brasileiro, escreveu a antropóloga Sandra Stoll, em seu livro sobre o espiritismo a brasileira.

“Esse imaginário vem reforçado por uma impressionante literatura espírita e sua presença nos meios de comunicação social, particularmente nas telenovelas de caráter espírita”, analisou o teólogo católico Faustino Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em entrevista ao Instituto Humanitas.

Segundo o Censo de 2000, apenas 1,4% da população brasileira – 2,33 milhões de adeptos - se declarou seguidora do espiritismo. A forma de viver a religiosidade no Brasil é bem “mais alargada” do que aquela declarada no Censo, disse Faustino.

Faustino recorreu à pesquisa realizada pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares e o cientista político e economista Leandro Piquet Carneiro para lembrar que 46% dos católicos praticantes declararam acreditar na reencarnação.

Sandra Stoll menciona, no seu livro, “esse modo católico de ser espírita”, concretizado por Chico Xavier. O médium espírita mais conhecido do Brasil, que alcançou 92 anos de idade, teve 400 livros psicografados.

O psicólogo e antropólogo Carlos Brandão definiu o catolicismo brasileiro como uma religião que abraça a diversidade e que possibilita diversas alternativas de viver a crença e a fé. Uma religião “em que Deus pode ter muitos rostos”.

O Censo de 2010 poderá acrescentar algumas novas características a esses rostos, que passam por constantes transfigurações com o fenômeno recorrente a partir dos anos 80 do século passado conhecido por “trânsito religioso”.

Contra-ataque

Para fazer frente, empresas evangélicas preparam ações para fomentar o cinema cristão. Durante a EXPOCRISTÃ, a Graça Filmes assinou com ministério Jeová Nissi um acordo para transformar o filme A Diretoria em espetáculo teatral.

Segundo adiantou o diretor executivo Ygor Siqueira, o projeto é produzir nos Estados Unidos filmes brasileiros, por razoes de custo. O primeiro deles será inspirado em um livro do missionário R.R. Soares. “ É um caminho sem volta. Hoje o cinema é um instrumento evangelístico”, admitiu.

Caíque Oliveira, do Jeová Nissi, confirmou que existe interesse de transformar o Jardim do Inimigo em um longa metragem, que, caso haja investimento, possa entrar no circuito comercial.

“Já fomos sondados e caminhamos para esta linha. Hoje a arte quebra barreiras e é porta de entrada em muitos locais ainda não alcançados”, destacou.

Fonte: ALC e Creio