CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Hoje é o Dia de Combate à Obesidade

A obesidade é considerada a doença epidêmica do século 21 para a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, metade dos adultos são obesos, número similar ao encontrado nos países ricos.

Por isto, foi criado o Dia Internacional de Combate à Obesidade, celebrado em 11 de outubro, para conscientizar a população dos malefícios causados à saúde pelo excesso de peso. A educação é o primeiro passo.

A substituição de alimentos saudáveis por comidas industrializadas ricas em gordura e açúcar é apontada como uma das grandes causadoras da obesidade. Para muitos, a reeducação alimentar, inserindo alimentos naturais e menos calóricos, consumidos em pouca quantidade, é a melhor solução para acabar com a obesidade.

Atualmente, duas drogas são autorizadas para combater à obesidade. A sibutramina, que teve sua venda suspensa em vários países (restrita no Brasil), e o princípio ativo do Xenical. Outras drogas estão em estudo pelo FDA (órgão que regulamenta medicamentos nos EUA) e diversos pesquisadores acreditam que medicamentos são a solução.

Outra iniciativa que vem dos EUA, é sobretaxar refrigerantes e alimentos calóricos para diminuir seu consumo. Vários estudos científicos descobriram que a quantidade de açúcar que os norte-americanos consomem é um dos principais fatores responsáveis pela obesidade no país. E os estudos indicam que o principal culpado tanto pelo aumento do açúcar quanto do peso dos norte-americanos tem sido o consumo cada vez maior de bebidas açucaradas, especialmente refrigerantes.

Não adianta fugir, as dietas (sejam as da moda ou as "clássicas") vão ser parte da sua vida uma hora ou outra. Com tanta abundância de alimentos super calóricos é normal exagerar em alguns momentos e recorrer a restrições para voltar ao peso ideal e saudável.

A modernidade e a tecnologia também deixaram o homem mais sedentário. A falta de uma atividade física contribui para o acúmulo de gordura no corpo e para o aparecimento de doenças. Estudos provam que quem é magro e sedentário é menos saudável que o gordinho ativo.

A conhecida "lei da coxinha" prevê a proibição da venda de alimentos calóricos na cantina de escolas ou sua inclusão na merenda escolar. Coxinhas e outros salgadinhos, além de doces seriam substituídos por alimentos saudáveis como uma medida de combate à obesidade infantil.

A cirurgia bariátrica, para reduzir o estômago (com a introdução de banda gástrica ou retirando uma parte do órgão) é um dos métodos mais comuns para obesos que têm doenças associadas à obesidade como diabetes e hipertensão. Na Inglaterra, o número de cirurgias aumentou dez vezes em hospitais desde 2000.

A caça à gordura trans e a obrigação de indicar nas embalagens sua quantidade fez com que muitos salgadinhos e bolachas substituíssem a gordura insaturada por outros ingredientes que fazem menos mal à saúde.

A novidade agora em Nova York é proibir a compra de refrigerantes e bebidas adoçadas com o vale-refeição dado para a população carente do país. Com isso, o benefício que seria uma ajuda nutricional seria gasto com alimentos mais saudáveis que com um dos principais causadores da obesidade no país.

Fonte: UOL