CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Documento revela restrições das Farc à liberdade religiosa

Um documento publicado pela cabeça 32 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP), em julho deste ano e revelou algumas semanas atrás pelo jornal El Colombiano, ilustra o enorme grau de repressão exercida pelos guerrilheiros em a população sob seu controle, incluindo graves restrições à liberdade religiosa.

Os guerrilheiros das FARC-EP são um grupo de ideologia de esquerda que pegaram em armas em 1960 e está atualmente no meio de negociações de paz com o governo da Colômbia.

O "Manual para a convivência", que foi publicado pelo jornal El Colombiano implica severas restrições à liberdade religiosa, especialmente na região de Putumayo, onde 32 º Frente tem controle.

O fato de que este documento foi publicado e enviado apenas três meses, mas quase um ano depois que o governo colombiano e as FARC-EP poderia entrar um diálogo formal de paz aumenta o CEO da Christian Solidarity Worldwide, Mervyn Thomas-on como este acordo de paz vai afetar a população civil. Respeito pelos direitos humanos fundamentais, incluindo a liberdade de religião e de consciência, consagrado na Constituição da Colômbia e as convenções internacionais, juntamente com a justiça para as vítimas, deve ser a base de qualquer acordo de paz. Apelamos a que as FARC-EP para remover todas as restrições à liberdade de religião ou crença em áreas sob a sua influência, com efeito imediato ".

Desde a sua criação a FARC são consideradas responsáveis ​​pelo assassinato de centenas de líderes evangélicos ao longo dos últimos 50 anos. Isso inclui o assassinato do Reverendo Manuel Camacho, na região de Guaviare em 2009 e pastores Joel Humberto Mendez e Cruz Garcia na Huila, em 2007. Estes três pastores supostamente desafiou as restrições mencionadas FARC-EP em sua obra de pregação e evangelização. Cerca de 150 igrejas Acredita-se que a atividade fechada e religiosas é proibida no sudeste da Colômbia nas áreas controladas pelas FARC-EP.

O manual diz, por exemplo, informou hoje que as "capelas evangélicos só pode ser construída no município" pastores e padres e "só pode executar os seus serviços e missas nessas igrejas (controlada pelas Farc) nos municípios.

Ele explica El Colombiano, padres católicos e pastores protestantes região de Putumayo, com uma forte componente de sua população em áreas rurais, quando eles tentaram levar a cabo o seu ministério fora do municipal foram ameaçados em sua vida ou tem foi forçado a fugir da região.

Mervyn Thomas, disse que "não surpreso com o conteúdo deste manual, como está muito em linha com o que os colombianos que vivem em áreas controladas pelas FARC-EP têm-nos dito por mais de uma década. Continuar com a preocupação de que as FARC-EP restringe ativamente, os direitos fundamentais, incluindo a liberdade de religião das mesmas pessoas que alegam defender. "

E é que as restrições deste manual em relação à prática religiosa estão em linha com outros relatórios recebidos pela Christian Solidarity Worldwide (CSW).

Um relatório recente publicado por uma entidade colaboradora da CSW, o Conselho Evangélico da Comissão Colombiana de Igrejas para Restauração, Vida e Paz, reúne e analisa dez anos de trabalho que documenta violações de direitos humanos cometidas contra os cristãos protestantes por FARC. O relatório concluiu que, na última década, as FARC-EP foi responsável por 184 casos documentados de intolerância religiosa grave.