CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Bispo pede perdão por padre condenado por crimes sexuais

"Lamento o transtorno e sofrimento que esse episódio, desde o ano passado, trouxe aos fiéis católicos", diz o bispo.

O bispo de Franca (400 km de SP), dom Pedro Luiz Stringhini, divulgou nota na qual pede perdão, em nome da diocese, em razão do episódio envolvendo o padre José Afonso Dé, 76, que foi condenado a prisão por estupro e atentado violento ao pudor. O religioso aguarda julgamento de recurso em liberdade.

No texto enviado à Folha pelo bispo, Stringhini disse que a notícia da condenação do padre causou "profundo sofrimento, tristeza e perplexidade". O bispo afirma que a Diocese de Franca "acolhe com respeito a decisão da Justiça".

O padre Dé foi condenado pela 2ª Vara Criminal de Franca a 60 anos e oito meses de prisão por estupro e atentado violento ao pudor após ser denunciado pelo Ministério Público pela suposta prática de crimes sexuais contra oito coroinhas que o ajudavam na paróquia São Vicente de Paulo.

Na nota, o bispo diz que segue o exemplo do papa Bento 16 ao pedir perdão pelo caso --em junho do ano passado, em missa na praça São Pedro, no Vaticano, o papa implorou perdão pelos escândalos de pedofilia da Igreja Católica.

'SOFRIMENTO'

"Lamento o transtorno e sofrimento que esse episódio, desde o ano passado, trouxe aos fiéis católicos, à Igreja e à sociedade francana. Em nome da diocese, a exemplo do papa Bento 16, humildemente peço perdão a todos e reafirmo meu propósito de envidar esforços para que a Igreja diocesana prossiga com fidelidade e ardor sua missão", diz Stringhini, no texto.

O bispo segue dizendo que, publicamente, reafirma sua confiança no clero da Diocese de Franca.

"Reconheço a perseverança, a dedicação e o testemunho de vida dos padres, diáconos permanentes (casados) e diáconos transitórios (futuros sacerdotes); e o esforço que eles têm demonstrado no serviço generoso ao povo a eles confiado."

Em referência direta ao padre Dé, Stringhini diz que oferece "orações e amizade" e que deseja que o religioso possa "encontrar, no silêncio interior, conforto e direção por meio de uma vida de oração e meditação".

O CASO

Em abril do ano passado, o padre Dé foi denunciado pelo Ministério Público à Justiça por suposta prática de crimes sexuais contra oito coroinhas que o ajudavam.

O caso também chegou a ser investigado por integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia, no Senado.

A defesa do padre alega, desde o início das investigações, que Dé é inocente. Após a condenação em primeira instância, o padre aguarda julgamento de recurso em liberdade.

A Folha não conseguiu ouvir Dé nesta quinta-feira. Em declarações anteriores, o padre havia dito que pode ter sido mal interpretado por ser afetivo.

Fonte: Folha.com