CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Depreciação do dólar dos EUA traz tempos difíceis aos missionários

Os investidores e os cambistas não são os únicos a manterem um olhar atento sobre o valor do dólar dos EUA, mas também são agências de envio de missionários.

Com a queda no valor do dólar dos EUA, que tem sido descrito como "queda livre durante semanas," missionários americanos servindo no exterior estão tendo dificuldades em fazer a sua extensão de apoio financeiro.

"A maioria do financiamento, pelo menos por missionários americanos, é que vem dos EUA e vão para o exterior," disse Ted Esler, vice-presidente executivo da Pioneer, um movimento missionário evangélico com 1.954 membros internacionais em 92 países, na quinta-feira. "Os missionários que já estavam sofrendo por causa da economia em geral, estão recebendo uma espécie de golpe duplo, se quiser, uma batida de dois tempos sobre o financiamento que têm à sua disposição."

à medida que o dólar diminui em valor, os missionários americanos que vivem em países estrangeiros podem achar que o dinheiro que tinham levantado pode já não ser suficiente. O efeito combinado da economia pobre e desvalorização do dólar pode reduzir o ritmo de missões no exterior. Missionários que retornam aos Estados Unidos para levantar apoio podem ter que gastar mais tempo na casa de angariação de fundos, antes de retornar ao campo.

"A recessão na economia dos EUA nos últimos anos não tem afetado as organizações como a nossa, em que o pessoal coloca os seus próprios fundos, assim como organizações que levantam todo o seu dinheiro para suas operações diretamente," observou Esler. "Mas o acúmulo desse ambiente econômico ao longo de um par de anos está começando a ter um efeito concreto e evidente na capacidade das pessoas de obter financiamento para o ministério."

"Assim é a duração da recessão agora que estamos começando a ver a luta cada vez mais, principalmente pelas pessoas que estão levantando fundos para sair pela primeira vez," disse ele.

As agências missionárias estão particularmente mantendo um olho sobre o governo que propôs a iniciativa "QE2," ou a segunda rodada de flexibilização quantitativa. O presidente da Federal Reserve, Ben Bernanke está pressionando o governo para comprar US $ 600 bilhões em títulos do Tesouro. O objetivo é estimular a economia, injetando dinheiro nele. Com o dólar custando menos, os investidores estrangeiros pode estar mais interessados em comprar exportações dos EUA no exterior. Enquanto nos Estados Unidos, as taxas de juros vão cair e esperamos incentivar as empresas mais pequenas para abrir e criar mais empregos.

David Steverson, vice-presidente de finanças e tesoureira da International Mission Board da Convenção Batista do Sul, disse que está monitorando o dólar dos EUA em uma base diária e notou quão volátil tem sido nos últimos meses.

"Todas as ações que são tomadas [pelo governo] são projetados para a inflação. Temos esses trilhões de dólares de dívida e eles querem pagar de volta com o dinheiro mais barato e do jeito que conseguir dólares mais barato é inflar a nossa economia e, portanto, a nossa moeda," disse Steverson. "Quando eles criam que a inflação vai ser uma faca de dois gumes para nós, porque você não só tem os preços mais elevados, mas, ao mesmo tempo, irá enfraquecer a nossa moeda."

O financeiro executivo de longa data da IMB, disse uma das maneiras em que ele está respondendo ao efeito do enfraquecimento do dólar é trabalhando com oficiais de investimento na carteira de ações da IMB. A IMB está aumentando seus investimentos em mercados emergentes.

"O que nós esperamos fazer é crescer a nossa não existe carteira com base em preços das ações nos mercados emergentes," disse Steverson. "Mas também, se essas moedas nos mercados emergentes também estão fortalecendo face ao dólar, como nós pensamos que eles estão indo, então vamos fazer o dinheiro em nossa carteira, embora o dólar esteja enfraquecendo."

A IMB teve de cortar sua força missionária de 5.600 para 5.000 nos últimos dois anos por causa de grave déficit orçamentário. Steverson observou que a IMB recentemente adotou o seu orçamento de 2011, que é ligeiramente menor do que o de 2010. Foi a terceira vez consecutiva que o orçamento foi inferior ao ano anterior.

Fonte: Christian Post