CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Artigos de festas infantis terão certificação para preservar saúde de crianças

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) quer certificar artigos de festas infantis para preservar a integridade física e a saúde das crianças.

Por isso, manterá aberta, até o dia 22, a consulta pública sobre as normas de certificação compulsória desse tipo de produto.

O diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, explicou que, anteriormente, o programa de certificação de brinquedos acabava englobando materiais escolares e artigos de festa, como língua de sogra e balões de encher. Lobo explicou que não havia consenso quanto à natureza desses artigos. Por isso, o Inmetro decidiu tornar clara a definição dos produtos, por meio da criação de dois programas específicos: um para certificação de artigos de festas e outro para material escolar, além do programa de certificação de brinquedos, já existente.

"Em todos eles, nós usamos normas que estabelecem requisitos de segurança. Por exemplo, a questão de tinta tóxica, de materiais cortantes e perfurantes. Ou seja, o objetivo é preservar a saúde e a segurança da criança", reiterou Lobo.

Todas as partes interessadas participam da comissão técnica montada pelo Inmetro com a finalidade de elaborar as regras de certificação para artigos de festa, como governo, universidades, indústrias, revendas, entidades de defesa do consumidor e autoridades regulamentadoras. Lobo informou que, dependendo do volume de comentários recebidos durante a consulta, o Inmetro poderá convocar uma audiência pública para debater o assunto.

A expectativa é que todo o processo esteja concluído até 31 de dezembro. O Inmetro dará, então, o prazo de um ano para adequação do setor que, eventualmente, terá que rever o desenho de produtos, mudar o processo fabril ou substituir matérias-primas. "Isso significa que, a partir de 1º de janeiro de 2012, a certificação entrará em vigor", afirmou Lobo.

Fonte: Folha Online