CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Oito famílias cristãs são intimadas a abandonar a fé em Jesus em Laos

Cristãos laosianos da aldeia de Natahall, no distrito de Phin, dentro da província de Savannakhet (sul do Laos) estão lutando bravamente para defender o direito, constitucional garantido, de professar a fé cristã, assim como o direito de se manterem proprietários de suas casas.

Como apurado pela agência de notícias Fides, oito famílias de confissão de fé cristã da aldeia, depois de uma série de intimidações e ameaças, que já dura mais de 3 meses, fizeram um apelo aos responsáveis do escritório para assuntos religiosos do distrito de Phin, mas até o momento não receberam resposta das sua reivindicações.

No dia 11 de março, o líder da aldeia, Amka com agentes da policia distrital, convocou as oito famílias cristãs. Os funcionários humilharam os cristãos, e os convidaram a abandonar a fé cristã, afirmando que este tipo de crença é uma “fé estrangeira, de americanos”.

O líder da aldeia preparou documentos para a transferência das oito famílias da aldeia, afirmando que “não há lugar para elas em Natahall”, mas os cristãos estão decididos a permanecer e não têm intenção de se transferirem.

Para forçá-los a se converter, o líder da aldeia declarou publicamente que os cristãos “seriam considerados responsáveis por qualquer morte ou evento adverso que vier acontecer entre os habitantes de Natahall”.

Com efeito desta medida, segundo os idosos da aldeia, professar uma fé diferente do culto animista indígena, viola costumes e crenças e pode ter efeitos nefastos. A ordem de despejo para as famílias cristãs foi datada em 2 de dezembro/13.

As famílias decidiram não ceder e levar o caso à atenção provincial e nacional, afirmando seu direito, garantido pela Constituição, de professar uma fé segundo consciência, e a liberdade de culto para todos os cidadãos laosianos.

Em nota enviada à Fides, a ONG “Human Rights Watch for Lao Religious Freedom” (HRWLRF) exorta o governo laosiano a impor o respeito da liberdade religiosa, como previsto na Carta Constitucional e na Convenção internacional da ONU para direitos civis e políticos, ratificada pelo Laos em 2009.

Onde o artigo 16 da Constituição confirma o direito de adotar uma fé de livre escolha, bem como o direito de um manifestar publicamente a religião. O texto condena qualquer forma de coerção da liberdade pessoal , incluindo a liberdade de fé.

Funcionários públicos locais em muitos distritos das várias províncias , muitas vezes ignoram esta decisão. Muitos casos foram registrados no ano passado das autoridades civís em Savannakhet e Borikhamsai Províncias ordenando cidadãos de fé cristã em várias aldeias a renunciar à sua fé ou correriam o risco de expulsão do distrito .

O cristianismo é uma religião minoritária em Laos. A Igreja Evangélica Lao , a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Igreja Católica Romana existem em Laos, mas a religião predominante é a budista, as crenças animistas são comuns entre todos os segmentos da população.

Fonte: Mundo Cristiano

Divulgação: CPADNEWS