CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Teólogos lançam o “Novo Novo Testamento” com 10 livros extras

“Um Novo Novo Testamento: a Bíblia para a século 21, combinando textos tradicionais e os descobertos recentemente”. Este é o título do material editado pelo erudito Hal Taussig e publicado este mês nos Estados Unidos.

O volume de 600 páginas recebeu o apoio de estudiosos como Marcus Borg, Karen King e Barbara Brown Taylor. Eles, assim como Taussig, eram membros do Jesus Seminar (um grupo de estudiosos que anos atrás determinou quais palavras e ações de Jesus registradas nos Evangelhos eram autênticos). Seus pontos de vista não seguem uma fé cristã histórica, seja ela católica, ortodoxa ou evangélica. Karen L. King é Professora de Teologia em Harvard, uma das universidades mais tradicionais do mundo.

O material diz ter sido elaborado por “Um conselho de estudiosos e líderes espirituais”. Formado por 19 pessoas, incluindo dois rabinos, acabou escolhendo para fazer parte desse Novo Novo Testamento dez novos livros, juntamente com duas orações e um cântico.

Esse cântico, chamado de “O Trovão” faz parte de um dos códices de Nag Hammadi, que segundo especialistas, pode ter sido escrito três séculos antes de Jesus nascer.

A lista dos novos livros adicionados ao Novo Testamento pelo conselho inclui:

  • A oração de ação de graças
  • A oração do apóstolo Paulo
  • O Trovão: Mente perfeita
  • O Evangelho de Tomé
  • O Evangelho de Maria
  • O Evangelho da Verdade
  • Os Atos de Paulo e Tecla
  • A Carta de Pedro a Filipe
  • O Apocalipse Secreto de João
  • O Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto Livro das Odes de Salomão

Segundo teólogos cristãos tradicionais, esse material é de literatura gnóstica ou proto-gnóstica, o que significa que não tem seu centro na revelação de Jesus como o Deus-homem.

Não são novas as tentativas de se “reformular o cristianismo”, mas o que chama atenção nesse caso é o fato de este “conselho” de 19 pessoas ser formado de estudiosos reconhecidos. A maioria deles são professores, pastores, autores e rabinos.

Segundo o material promocional, este grupo foi “modelado em conselhos da igreja primitiva dos primeiros seis séculos, que tomaram decisões importantes para grandes grupos de cristãos”.

O release oficial traz a seguinte explicação: “É hora de um novo Novo Testamento. Ao longo dos últimos séculos, inúmeras cópias de Escrituras perdidas foram descobertas, autenticadas, traduzidas, debatidas, comemoradas. Muitos destes documentos eram tão importantes para a formação das primeiras comunidades cristãs, assim como aqueles que fazem parte do Novo Testamento tradicional… A leitura das escrituras tradicionais, juntamente com estes novos textos oferece a possibilidade emocionante de compreendermos melhor tanto o Novo quanto o Antigo Testamento”.

Obviamente, o lançamento desse material foi solenemente ignorado pela maioria dos teólogos, mas como alerta Daniel Wallace, o perigo está na confusão em que se encontram as igrejas, onde as doutrinas históricas foram substituídas por outros ensinamentos que são absorvidos pelos cristãos sem que sejam confrontados com as Escrituras.  Ainda não há versões para outras línguas além do inglês, mas o ambicioso projeto pretende disseminar seus “achados” para todo o mundo em breve.

Assista(em inglês):

Fonte: Gospel Prime