CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Estudo associa antidepressivo com aumento do risco de doenças cardíacas

Um estudo teve como objetivo principal avaliar a associação entre uso de antidepressivos (AD) e o risco de doença cardiovascular (DCV) em mais de 14 mil indivíduos saudáveis, integrantes de um grupo de estudos conhecido como Scottish Health.A idade média dos participantes do estudo era de 52 anos, sendo 43,9% homens, sem história doença cardiovascular (DCV) conhecida.Os autores do estudo observaram uma aumento oo risco de DCV com o uso de um determinado grupo de AD.

Os indivíduos participantes do estudo foram acompanhados por cerca de 8 anos. Aproximadamente 5% dos pacientes fizeram uso de algum tipo de AD. Durante este tempo foi avaliada a ocorrência de complicações cardiovasculares (morte, infarto do miocárdio, necessidade de realização de cirurgia de revascularização miocárdica, derrame cerebral e insuficiência cardíaca).

Durante o período de acompanhamento ocorreram 1.434 eventos cardiovasculares, sendo 26,2% deles fatais e 67,5% não-fatais. O uso de um determinado grupo específico de AD, chamado de tricíclicos (ADT), foi associado com um risco elevado de DCV, ou seja, um aumento de 35% no risco relativo.

Embora sejam necessários mais estudos para a obtenção de dados mais conclusivos, o aumento do risco de DCV observado em homens e mulheres que utilizaram os ADT não pode ser explicado pela associação com a doença psiquiátrica, sugerindo que a medicação poderia estar implicada diretamente no aumento deste risco.

As alterações psicossociais, como o estresse e a depressão, são fatores de risco para DCV, no entanto, este estudo sugere que o uso dos ADT possa ser um fator de risco cardiovascular independente dos sintomas psiquiátricos.

"O Portal do Coração adverte: nunca inicie, substitua ou suspenda qualquer medicamento sem uma orientação médica".

Fonte:European Heart Journal.