CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Tabagismo dos pais afeta o comportamento dos filhos

O tabagismo dos pais pode contribuir para o aparecimento de alterações comportamentais em crianças.Esta é a constatação de um grande estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol (Inglaterra), que avaliou crianças oriundas da Inglaterra e do Brasil.

O estudo incluiu 6.735 crianças residentes no sudoeste da Inglaterra, nascidos entre abril de 1991 e dezembro de 1992, bem como, 509 crianças da cidade de Pelotas do Brasil, que nasceram em 1993.A prevalência do tabagismo dos pais foi quase duas vezes maior no grupo de brasileiros (29,4% versus 15,9%).

Após o ajuste para vários potenciais fatores de confusão, como peso, idade gestacional e fatores sócio-econômicos, alterações comportamentais como problemas de conduta e externalização de sentimentos, foram mais frequentes em crianças de ambas as coortes (inglesa e brasileira), quando comparadas com aquelas crianças cujos pais não eram fumantes.

"Estes resultados suportam a noção que os problemas comportamentais dessas crianças podem ser mediados pela influência da exposição intra uterina ao tabaco e, em particular a nicotina, em vias de desenvolvimento neurológico", afirmam os investigadores principais do estudo.

Fonte: Pediatrics.