CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Portas Abertas fortalece ex-muçulmanos no sul das Filipinas

Tamburani Jalmaani, um cristão Sama pai de sete crianças com idades entre 8 e 14 anos, disse que após a conversão de sua esposa, Karima, a Cristo, eles passaram a se perguntar como fariam para educar seus filhos segundo a Bíblia.

Certa vez ele admitiu à Portas Abertas que não sabia como incentivar seus filhos a amar mais a Deus. "Meus filhos não prestam atenção em mim ou para o que eu digo, especialmente quando eu tento falar com eles sobre Deus", disse Tamburani.

O dilema de Tamburani com seus filhos é algo comum para a maioria dos cristãos Sama de Mindanao, sul das Filipinas. Além disso, as famílias cristãs Sama, como a dele, geralmente são minoria em uma comunidade predominantemente muçulmana. Imames (professores islâmicos) e os líderes muçulmanos da aldeia costumam ameaçar os cristãos Sama, incluindo os membros da família. Em algumas ocasiões, os cristãos são obrigados a recitar orações muçulmanas na mesquita.

Portas Abertas tem criado oportunidades para encorajar e discipular os cristãos Sama em todas as áreas da vida. Uma das maneiras usadas, por exemplo, é  uma simples palestra teológica,  mas a maioria dos cristãos Sama, como Tamburani, têm pouca ou nenhuma escolaridade.

O Dia da Família é um programa de discipulado aplicado pela Portas Abertas muito eficaz para ajudar os cristãos Sama a aprenderem e aplicarem a Palavra de Deus em suas vidas. É um evento de um dia inteiro de duração, onde os cristãos Sama aprendem sobre um modelo de família cristã através de outros exemplos.

Em 03 de dezembro de 2011, o Dia da Família foi realizado em uma igreja local de Zamboanga, Mindanao. Trinta e cinco famílias cristãs Sama, num total de 167 cristãos, participaram. Os cristãos Sama de origem muçulmana juntamente com suas famílias foram exortados pela Palavra de Deus. Os princípios bíblicos sobre casamento e educação foram semeados por meio de atividades em grupo muito criativas e saudáveis, e de gincanas entre as famílias.

O Dia da Família tornou-se uma porta aberta para Tamburani e seus sete filhos  passarem o tempo e compartilharem  momentos juntos. "Agora, eles estão mais sensíveis comigo. Eu aprendi que a correção não deve ser adiada e que devo admoestar através Palavra de Deus", disse ele.

Os Frutos

Depois do Dia da Familia, Tamburani passou a ministrar regularmente estudos bíblicos e momentos de oração com sua família. Ele passa mais tempo com seus filhos, e começou a ver neles um desejo crescente de conhecerem  mais sobre Deus. "Às vezes, são eles que me fazem lembrar de orar antes das refeições", acrescentou Tamburani.

As famílias filipinas costumam se reunir com frequência. Nas vilas e áreas rurais de Mindanao, os  parentes moram próximos uns dos outros, fazendo com que esses cristãos sejam uma fonte de amor, apoio e provisão.

Mas, para um cristão Sama, ex-muçulmano, a família pode ser uma fonte de pressão religiosa para fazê-lo abandonar a fé cristã. Em alguns casos, um membro influente da família proíbe o outro cristão de assistir os cultos ou de entrar em contato com amigos cristãos. Quando Tamburani era recém convertido, seus vizinhos zombavam dele e de sua família. Uma vez, um vizinho agrediu Karima com um bambu.

A Portas Abertas ouviu recentemente que Tamburani, juntamente com sua família, viajou para outra ilha para visitar seus parentes não-cristãos. Ele espera compartilhar sua fé com eles quando lhe surgir o momento oportuno.

Com sua fé em Cristo fortalecida pelo Dia da Família, Tamburani e outras famílias cristãs Sama do sul das Filipinas têm uma grande chance de prosperar e ser sal e luz de Cristo nas suas aldeias de maioria muçulmana.

A Portas Abertas espera fortalecer mais cristãos Sama no próximo Dia da Família, que está marcado para acontecer em Dezembro de 2012.

Pedidos de oração

• Peça a Deus que abençoe Tamburani de modo que ele continue a incentivar a sua família a ter um relacionamento cada vez mais íntimo com o Senhor.

• Ore para que Tamburani, Karima e seus sete filhos cresçam no conhecimento, sabedoria e amor de Deus.

• Peça a proteção e provisão de Deus para Tamburani todas as vezes que ele sair para pescar no mar. Os pescadores Sama são frequentemente alvos de piratas locais.

• Ore pelas 35 famílias cristãs Sama, para que consigam resistir à pressão religiosa e ao preconceito social existente em suas aldeias.

• Ore pelos colaborados da Portas Abertas no sul das Filipinas, para que continuem a realizar programas para o fortalecimento de cristãos de origem muçulmana.

Fonte: Missão Portas Abertas