CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Exercícios na infância diminuem o risco de doenças cardíacas na idade adulta

A pesquisa, publicada no periódico Acta Pediatrica, acompanhou mais de 220 crianças de ambos os sexos com idade média de 9,8 anos e incluiu dados sobre níveis de atividades físicas durante quatro dias seguidos.

Após esse pequeno período de tempo, os pesquisadores comprovaram que as crianças com menores tempos de atividades físicas tinham mais substâncias no corpo ligadas aos problemas coronarianos e maiores fatores de risco (indicados por um teste padrão chamado CVD) em comparação às crianças que se exercitavam moderadamente.

“Todos sabem que a atividade física em adultos é associada com uma diminuição em diversos fatores de risco para a saúde”, diz Tina Tanha, principal autora do estudo e pesquisadora do Hospital Universitário Skane de Malmö, na Suécia. “Acredito que nosso estudo demonstre claramente que esses hábitos saudáveis na infância também são importantes. Observamos algo em torno de 8% a 10% de diferença nos testes CVD entre aquelas que se exercitavam e as que tinham padrões mais sedentários”.

O acompanhamento foi feito com acelerômetros e pedômetros, que mediam a quantidade e o nível de atividades físicas feitas pelas crianças. Os dados usaram como base outro estudo feito anteriormente. “Mas as pesquisas anteriores observavam fatores de risco específicos, ao contrário do nosso estudo, que cobriu múltiplos fatores, o que incluiu medidas de gordura corporal e poder de oxigenação do organismo”, diz Tanha. “Os resultados são importantes, pois se as atividades físicas fizerem parte da infância, isso pode impactar seriamente os fatores de risco no futuro e, consequentemente, a mortalidade ligada às doenças coronarianas”, finaliza.

Fonte: UOL