CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

TABAGISMO: ANVISA quer determinar regras mais rigorosas para a publicidade do cigarro

LOC/REPÓRTER: Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde com o IBGE revelou que 65% dos entrevistados pensaram em parar de fumar por causa das fotos ou advertências nos maços de cigarro. O resultado de estudos como esse é que está motivando a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a propor regras mais rigorosas para a propaganda do cigarro. O texto prevê a diminuição da área de exposição das marcas. Apenas nas tabacarias o produto poderá ficar exposto. Além disso, estabelece o uso de embalagens contendo apenas o nome da marca escrita de forma padrão. A secretária executiva da Comissão Interministerial para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Tânia Cavalcante, explica que as novas regras vão ajudar no combate ao tabagismo, principalmente entre os jovens.

TEC/SONORA: secretária executiva da Comissão Interministerial para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Tânia Cavalcante

"Existe toda uma estratégia de cerco ao adolescente, é a propaganda, é o posicionamento da embalagem nos pontos de venda, suas embalagens cada vez mais bonitas, vendidas junto com produtos que atraem jovens como bonés, headphones e outras coisas. E os aditivos para facilitar o primeiro contato. Por isso é tão importante que a gente atue cada vez mais com essas medidas da ANVISA no sentido de proteger as nossas crianças desse abuso comercial."

LOC/REPÓRTER: As medidas serão decididas após uma audiência pública, promovida pela ANVISA, ainda sem data prevista. Outra novidade seria incluir uma frase que orienta a população a buscar tratamento contra o tabagismo. As empresas deverão colocar, também, novos alertas sobre os riscos que o fumo traz para a saúde em quase toda a carteira de cigarro de forma visível para o público. No momento, a Agência está analisando as contribuições da sociedade para a Consulta Pública 117, que trata desse assunto.

Reportagem, Vanessa Silvestre

Fonte:Portal da Saúde