CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Primeira Igreja Batista faz 100 anos e será homenageada pela Câmara

A Primeira Igreja Batista em Mogi das Cruzes será homenageada amanhã pela Câmara com o Título de Honra ao Mérito, a mais alta honraria concedida a entidades e pessoas físicas, pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A sessão solene acontecerá no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), às 19 horas.

A comenda também celebra os 100 anos da fundação da igreja em solo mogiano. Ela é a primeira igreja evangélica a se instalar na cidade. A assembleia para oficializar a sua organização foi realizada no dia 12 de junho de 1911.

O presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), autor do projeto que confere a homenagem à igreja, destacou a importância da presença dos batistas na cidade ao longo deste um século, como precursores dos evangélicos no município e também pelo auxílio espiritual e social prestado à sociedade.

"A homenagem que o Legislativo prestará à igreja nada mais é que um reconhecimento pela atuação desta instituição durante estes 100 anos. A força que o povo evangélico tem hoje em Mogi se deve à Primeira Igreja Batista, que fundou aqui o seu primeiro templo, e desde então tem prestado grandes serviços à população", destacou o presidente da Câmara.
Ele lembrou a história que deu origem à fundação da igreja, que teve como ponto de partida o encontro de uma Bíblia no rio Tietê por um morador da cidade, o ferreiro José Xavier Pinheiro, durante uma pescaria, por volta do ano de 1902. Após secar suas páginas, José Pinheiro passou a ler e a compartilhar o seu precioso conteúdo com familiares, amigos e vizinhos.

Enquanto isso, naquele início de século, missionários batistas norte-americanos estavam no Brasil para expandir os ensinamentos de Jesus e a doutrina batista em território nacional. A região de Mogi das Cruzes era alvo da evangelização do trabalho batista.
O evangelista brasileiro João Baptista Júnior veio a Mogi fazer um culto na casa da família de Adão Simão Pedroso. O ferreiro José Pinheiro participou do encontro. A partir daí, a base para a formação da Primeira Igreja Batista foi alicerçada, com o compromisso dos primeiros fiéis de levar adiante a genuína fé em Jesus Cristo.

O apoio para a instalação do primeiro templo na cidade foi dado pela Igreja Batista da Liberdade, em São Paulo. Começou com 32 membros que, inicialmente, foram batizados nas águas do rio Tietê. Atualmente, conta com mais de 500 integrantes, entre membros e participantes somente em sua sede. A partir dela, nasceram outras quatro igrejas e uma congregação.

A Primeira Igreja Batista está instalada no mesmo local desde a sua fundação, na rua Barão de Jaceguai, 1.019. Nestes 100 anos de vida, os batistas atuaram fortemente na propagação do Evangelho de Jesus Cristo e, além do amparo espiritual, tem promovido ações sociais em benefício da população.
Ela é a sétima igreja mais antiga do Estado de São Paulo, levando em consideração os templos batistas que se mantiveram em funcionamento até os dias de hoje.

Fonte: Jornal Mogi News