CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Pássaros com cérebro grande vivem melhor em metrópoles

Um estudo sueco afirma que os pássaros com cérebro de dimensão superior à do corpo têm maior probabilidade de viver em metrópoles --somente alguns tipos de aves são capazes de se adaptar a cidades grandes.

O tamanho do cérebro já esteve vinculado à capacidade dos animais de várias espécies desenvolverem novos comportamentos e se adaptarem a ambientes em constantes mudanças.

Para o estudo sueco, os pesquisadores catalogaram o tamanho do cérebro e a massa corpórea de 82 espécies --geralmente aves que vivem em poleiros-- e as categorizaram por seu êxito (ou a falta de) de viver em 12 cidades europeias.

Entre os pássaros, os pombos são exceção. "Eles têm cérebros pequenos", diz o autor principal do estudo, o professor-assistente de biologia evolutiva na Universidade de Uppsala, Alexei A. Maklakov.

No caso deles, o ambiente urbano fornece uma aproximação de seu habitat natural, fazendo com que precisem de pouca capacidade intelectual para se adaptarem.

São inúmeros arranha-céus que lembram as montanhas sobre as quais eles se aninham na natureza, argumenta Maklakov. "Eles não precisam inventar maneiras de encontrar comida."

Os autores especulam que o crescimento da urbanização possa resultar em um declínio de longo prazo das espécies com cérebro menor.

O estudo consta na "Biology Letters".

Fonte:Folha.com