CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA
 Morreu José Saramago, o escritor que criticava quem não acreditava, Deus

O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). Prêmio Nobel de Literatura, Saramago era conhecido por ser um escritor ateu que gostava de criticar quem ele não acreditava que existisse, Deus. Em uma de suas declarações polêmica disse: "o Deus da Bíblia não é de se confiar, é má pessoa e vingativo".

Saramago era um comunista ferrenho e seus desafetos incluíam a Igreja Católica, o governo israelense e o ex-presidente americano George W. Bush.

"Eu sou um comunista hormonal, meu corpo contém hormônios que fazem crescer minha barba e outros que me tornam um comunista. Mudar, para quê? Eu ficaria envergonhado, eu não quero me tornar outra pessoa", disse Saramago ao repórter da BBC Alfonso Daniels, em uma entrevista em junho de 2009.

Em 2002, o escritor comparou a situação nos territórios palestinos com o campo de concentração nazista de Auschwitz.

"Nós precisamos tocar todos os sinos do mundo para falar que o que está ocorrendo na Palestina é um crime, e está em nosso poder parar isso", disse ele, quando uma delegação de membros do Parlamento Internacional de Escritores se encontrou com o líder palestino Yasser Arafat em Ramallah.

"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz", disse.

Saramago também teve desentendimentos com o governo de seu próprio país.

Em 1992, ele se mudou em exílio simbólico para as Ilhas Canárias, depois que o governo português bloqueou a nomeação de seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo para um prêmio literário europeu por ser supostamente herético.

"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a ele", disse o escritor certa vez.

"Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!", disse o escritor, numa entrevista concedida à Agência Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu último livro, intitulado "Caim", no ano passado.

"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!", afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

"O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redatores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!" afirmou o escritor.

Alguns de seus desafetos não entendiam como o escritor que dizia ser ateu, sempre escrevia e falava sobre algo que ele não acreditava que existia, Deus. Para seus críticos, tudo não passava de promoção de si mesmo.

O corpo do escritor português José Saramago é velado na biblioteca da cidade espanhola de Tías, na ilha de Lanzarote (uma das Ilhas Canárias), onde o escritor morreu nesta sexta-feira (18) aos 87 anos. Segundo a família, o corpo do escritor será trasladado para Lisboa neste sábado, onde será cremado.

Fonte: Folha Online, Reuters, EFE e Folha Gospel