CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Espada viking é encontrada e mostra símbolos cristãos

Um achado inédito de 2011 foi divulgado esta semana pelos pesquisadores do Museu de História Cultural de Oslo, na Noruega, uma espada viking com detalhes em ouro, inscrições em latim e símbolos cristãos.

A peça foi encontrada durante a escavação de uma sepultura viking em Langeid, um pequeno vilarejo no sudoeste do país. Os pesquisadores sabiam que encontrariam elementos interessantes, mas jamais esperavam algo tão impressionante quanto a espada.

Camilla Cecilie Wenn, que liderou as escavações, afirmou que primeiro a equipe encontrou dois pequenos fragmentos de moedas de prata, ambas da região Norte da Europa. Uma delas era viking alemã e a segunda foi cunhada entre os anos 978 e 1013, durante o reinado de Etereldo II na Inglaterra.

“Mas nós continuamos escavando ao lado do caixão e nossos olhos saltaram. Nos dois lados, apareceram peças de metal, mas era difícil ver o que era. De repente um pedaço de terra caiu e o objeto se tornou claro. Ficamos emocionados quando percebemos que era o punho de uma espada”, relata a pesquisadora.

Pelas pesquisas de datação de carbono, a sepultura é do ano de 1030, aproximadamente, já no final da era viking. A espada encontrada tem 94 centímetros de comprimento, a lâmina de ferro está toda enferrujada por conta do tempo, mas a empunhadura está bem preservada.

“No topo do pumo, nós podemos ver claramente a imagem de uma mão segurando uma cruz. Isso é único e não sabemos de descoberta similar em outras espadas da era viking. Tanto a mão como as letras indicam que a espada foi deliberadamente decorada com símbolos cristãos”, diz a pesquisadora.

A equipe tenta entender como uma espada com símbolos cristãos foi parar em um cemitério pagão na Noruega. “O design da espada, os símbolos e o metal precioso usado tornam claro que ela era um tesouro magnífico, provavelmente produzido em outros países e trazido para a Noruega por um homem importante”, diz Camila. Com informações O Globo

Fonte: Gospel Prime