CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Avalanche de restrições legais pode afetar a Igreja

Três novas leis que limitam a liberdade de expressão pública e o trabalho de entidades humanitárias foram aprovadas pelo parlamento russo nos últimos dias. Apesar de terem caráter político, elas podem representar uma ameaça à liberdade dos cristãos russos.

A primeira nova lei, sancionada em 9 de julho, prevê multa para quem participar de protestos que não tiveram aprovação do governo para acontecer. Ativistas temem que a nova lei censure a internet, bloqueando sites considerados indesejáveis.

A segunda lei, de 13 de julho, determina que todas as ONGs ativas na Rússia que recebam dinheiro do exterior, devem qualificar-se publicamente como "agentes estrangeiros".

Essas organizações serão obrigadas a submeter relatórios de suas atividades às autoridades russas e também serão obrigadas a apresentar relatórios financeiros detalhados a cada três meses. Elas também estarão sujeitas a inspeções regulares e não agendadas.

A terceira lei ainda não foi submetida à votação. Segundo esta lei, voluntários serão obrigados a assinar acordos de cooperação com a organização e autoridades locais.

Nenhuma dessas leis tem caráter religioso. Seu principal objetivo é político: diminuir a influência da oposição e de países estrangeiros. No entanto, as autoridades russas têm o costume de usar utilizar leis desse tipo para restringir a Igreja.

A lei sobre ONGs apoiadas por estrangeiros tem consequências imediatas para muitas organizações cristãs, e até igrejas e pessoas. Elas terão que se declarar publicamente "agentes estrangeiros" (um termo com conotações terríveis, que pode significar "espião"), e serão sempre observadas, inclusive financeiramente. Isso afetará especialmente a Igreja Católica Romana e os protestantes.

Concluindo, é seguro dizer que a Rússia está se tornando "menos aberta". É verdade que o regime tem como alvo a oposição (e a influência ocidental), mas há uma possibilidade real de que mais pessoas, os cristãos, por exemplo, sejam afetados.

Fonte: Missão Portas Abertas