CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Melhorar imagem pessoal ajuda na perda de peso

“Problemas com a imagem pessoal são comuns entre pessoas obesas ou com sobrepeso. Geralmente isso as leva a comer emocionalmente e aos mais rígidos padrões de alimentação, que são obstáculos à perda de peso”, explica o autor do estudo Pedro Teixeira, da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. Segundo Teixeira, intervenções no sentido de melhorar a imagem que obesos fazem sobre si são mais eficazes na perda e controle de peso do que programas que foquem apenas em dietas e exercícios.

O estudo envolveu mulheres com sobrepeso e obesidade em um programa de perda de peso com duração de um ano. Metade do grupo – o grupo controle – recebeu informações sobre saúde em geral, boa nutrição, gerenciamento de estresse e a importância de cuidar de si mesmo. A outra metade frequentou 30 sessões semanais de uma intervenção em grupo, onde foram abordadas questões como exercícios, o comer emocional, reconhecer e melhorar a imagem corporal, como superar barreiras pessoais à perda de peso e lapsos da dieta.

No grupo de intervenção, houve uma melhora considerável na imagem que as mulheres faziam sobre si e sobre a forma de seu corpo. Elas estavam mais capacitadas a autorregular sua alimentação e perderam em média 7% de seu peso, em comparação com 2% do grupo controle.

“Nossos resultados mostraram uma forte relação entre a melhora da imagem pessoal, especialmente na redução da ansiedade sobre a opinião das outras pessoas e uma mudança positiva no comportamento alimentar”, diz. “Desta forma, acreditamos que todo programa de controle e perda de peso deve incluir este tipo de intervenção”, conclui.

Fonte: O que eu tenho?