CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Estresse materno afetaria bebê ainda no útero

Uma pesquisa feita na Universidade de Kontanz, na Alemanha, mostrou que mães que foram submetidas ao estresse de ter um parceiro violento durante a gravidez tiveram filhos com alterações em um receptor de hormônios relacionado ao estresse.

Essa alteração pode fazer com que a criança tenha mais dificuldade em lidar com o estresse no futuro, tendo, inclusive, mais problemas de comportamento e doenças mentais.

O estudo foi feito com 25 mulheres que tiveram uma gestação em situação tensa e seus filhos que tinham entre 10 e 19 anos. Foram analisados os genes das mães e dos adolescentes. Alguns dos jovens apresentaram alterações no gene que decodifica o receptor de glucocorticoide – responsável por regular a resposta hormonal ao estresse. Essa alteração geralmente ocorre quando o bebê está se desenvolvendo no útero – o que fez os pesquisadores acreditarem que isso seja provocado pelo mau estado emocional da mãe na gravidez.

Essa alteração parece deixar a pessoa mais sensível ao estresse, reagindo às emoções mais rapidamente no sentido mental e hormonal. O resultado é que esses indivíduos tendem a ser mais impulsivos e podem ter mais problemas para lidar com as emoções. Os pesquisadores ressaltam, porém, que os resultados não são conclusivos, e que outros fatores – como o ambiente social em que a criança cresceu – podem ter influenciado os resultados.

Fonte: UOL