CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Pequenas mudanças ajudam a melhorar a qualidade de vida, especialmente entre os idosos

De acordo com a autora, Florence Clark, o estudo confirma a tendência atual nas estratégias com foco na prevenção de doenças e incapacidades em vez do tratamento, uma vez que a doença já comece a impactar negativamente a saúde da população. “A ênfase agora é a prevenção. Há intervenções não farmacológicas que funcionam”.

Durante seis meses, terapeutas ocupacionais acompanharam 200 participantes com 60 ou mais anos de idade no intuito de deixar a vida deles mais saudável – seja praticando exercícios em academias, em casa ou fazendo uma caminhada.

Os terapeutas também orientaram os idosos para a utilização de transporte público, estimulando-os a sair de casa. “Você é capaz de ir a um museu, você é capaz de ir a um parque… apenas afirmar isto abriu a eles um mundo de oportunidades”, confirma a autora. “Por exemplo, os terapeutas ajudaram uma das participantes que havia tido uma queda feia ao embarcar num ônibus, e por isso havia deixado de sair de casa. Além de voltar a pegar ônibus, ela começou a fazer trabalho voluntário”, comenta.

Para determinar os resultados, a qualidade de vida foi medida com base em alguns indicadores, como saúde física, mental, bem-estar social e satisfação com a vida. Os participantes do programa foram comparados com um grupo controle, que não recebeu a intervenção.

Embora os dois grupos apresentassem um início mais ou menos equivalente, o grupo de intervenção logo destacou uma melhora significativa na diminuição da dor e depressão, melhorando a vitalidade, função social, saúde mental e satisfação com a vida em geral de seus participantes.

No final da primeira fase, o grupo controle recebeu o mesmo tratamento que tinha sido dado ao grupo de intervenção – e fez progressos idênticos.

“Embora as pessoas estejam vivendo mais, é importante que elas também vivam melhor. Fazer mudanças positivas na forma como vivemos a cada dia e manter essas mudanças em longo prazo é fundamental para manter a independência e garantir um envelhecimento saudável”, conclui.

Fonte: Oque eu tenho?