CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Dor no pescoço: estresse e ansiedade podem ser as causas

Quais são as causas da dor no pescoço? A dor no pescoço pode ser causada por estresse?

Sim, há muita ligação com estresse e ansiedade. O pescoço é uma área sensível às alterações de humor. Em geral dor no pescoço são torcicolos, que são espasmos musculares, contraturas na musculatura. Pode ser por estresse ou por um movimento meio brusco, em que a musculatura se contrai e não relaxa, e a pessoa fica com dor em virtude disso. Outras coisas que podem predispor são a falta de alongamento da musculatura, a fraqueza muscular e vícios de postura do dia a dia, o modo como a pessoa fica na frente do computador, a posição em que assiste TV. Tudo isso influencia para que a pessoa tenha torcicolo de repetição. Mas é importante frisar que nem toda dor no pescoço é esse torcicolo que não é grave; às vezes é em virtude de uma hérnia de disco, e aí é um problema um pouco mais sério. A dor é diferente, ela persiste por mais tempo e muitas vezes se irradia para o braço. Isso pode levar a uma diminuição da sensibilidade do membro superior e até fraqueza em determinado movimento da mão e do cotovelo. Isso é sinal de uma possível hérnia de disco.

Como tratar o torcicolo? É grave?

Não é algo grave, mas precisa ser tratado com relaxante muscular e compressa de água quente, para que vá relaxando a musculatura e diminuindo a dor. O medicamento precisa ser de alta potência analgésica para cortar a dor logo no começo, para não ficar crônica. O repouso é superimportante. A dor vai passando normalmente.

O que é melhor: dormir com ou sem travesseiro?

Este assunto é polêmico, mas não existem grandes estudos a respeito. O ideal é que a pessoa durma do jeito que se sinta mais confortável, que sinta que não está tendo nenhuma sobrecarga. É tudo baseado no conforto. O melhor travesseiro é o mais confortável para a pessoa. É puramente tentativa e erro.

Dr. Mauro Dinato (Ortopedista, Especialista em Cirurgia do Pé e do Tornozelo pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo). CRM 97447

Fonte: IdMed