CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA
Quase 10% dos internautas pagaram resgate por dados 'sequestrados', diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança online Avira diz que 8% dos internautas já tiveram de pagar um resgate para ter de volta dados que foram "sequestrados" de seus micros por cibercriminosos.

O número é fruto de uma enquete feita no site www.free-av.com, que teve a participação de 2 917 internautas durante o mês de maio.

O levantamento mostrou também que 16% dos usuários admitem pagar caso tenha dados roubados, porque possui informações pessoais no micro, sem backup.

Já 33% dos entrevistados disse cuidar muito bem de seus arquivos, com backups frequentes. Outros 25% afirmaram que utilizam seus computadores apenas para navegar e não mantêm arquivos importantes neles, enquanto 18% não se importam, porque seus dados estão em lugares que consideram seguros.

Os sequestros de dados são realizados por vírus do tipo cavalo-de-Troia (trojans). Os trojans invadem facilmente PCs que não possuem software de segurança ou sistema operacional atualizado (principalmente o windows).

Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, que representa a Avira no Brasil, diz que não se deve negociar em caso de "sequestro" dos dados. “Caso o faça, sob qualquer circunstância, geralmente a vítima é direcionada para um site onde são coletadas informações do cartão de crédito e de sua conta bancária. Assim, o usuário poderá ter os dados de volta, mas correrá o risco de ter sua conta bancária roubada”, afirma o executivo.

Fonte: PC World