CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Pesquisa mostra que café beneficia pacientes com doença arterial coronariana

Estudo realizado na USP (Universidade de São Paulo) mostra que pessoas com doença arterial coronariana podem se beneficiar do consumo moderado de café.

O trabalho, realizado pela nutricionista Juliana Casagrande, contou com 115 portadores de doença arterial coronariana e mostrou que o aumento de 50 ml na ingestão diária da bebida pode diminuir em 3,15% a probabilidade de o paciente apresentar um quadro mais grave da doença.

De acordo com a pesquisadora, poucos estudos apontam alguma conclusão significativa sobre os efeitos do consumo de café em doenças coronarianas. A maioria, ela diz, estuda o efeito sobre fatores de risco, como níveis altos de colesterol, hipertensão e diabetes.

Os pacientes foram acompanhados durante um ano e meio. Eles não receberam nenhuma orientação específica sobre a quantidade de café a ser consumida. Apenas os que já tomavam moderadamente a bebida foram orientados de que não havia necessidade de interromper totalmente o consumo. Seus hábitos alimentares, assim como outros dados, eram analisados por meio de um questionário.

A pesquisa mostrou que a ingestão de café demonstrou uma relação significativa com menores níveis de gravidade da doença arterial coronariana. "Não foram verificados efeitos maléficos para a qualidade de vida dos portadores da doença", ressalta a nutricionista. "A única relação inversa significativa foi entre o consumo de café e estabilidade de angina[dores no peito de origem cardíaca]".

A pesquisadora afirma que a pesquisa não determinou uma quantidade específica de consumo de café que seja boa ou ruim para a doença. "O que foi observado é que o aumento do consumo diário de 1 ml de café diminui em aproximadamente 0,063% a probabilidade do paciente vir a apresentar uma piora na quadro da doença", conta.

A nutricionista relata que outros estudos levantaram a hipótese de que a presença de antioxidantes na bebida esteja associada a uma redução dos processos inflamatórios que desencadeiam a doença arterial coronariana.

Hipertensão

 "Uma relação que ainda deve ser vista com cautela é o consumo excessivo em portadores de hipertensão, pois já foi visto que a ingestão moderada da bebida não eleva a pressão arterial".

A nutricionista aponta que o consumo de café não deve ser proibido aos portadores de doença arterial coronariana. "Muitos profissionais de saúde recomendam uma restrição total", afirma. "No entanto, embora a pesquisa não tenha sido conclusiva sobre a quantidade ideal, o mais indicado é sugerir o consumo moderado, que é calculado em 3 a 5 xícaras por dia, número que varia conforme a referência. A indicação também varia de acordo com a presença ou não de hipertensão arterial no paciente".

(Com Agência USP)

Fonte: UOL Notícias