CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Pastores mais ricos do Brasil incluem Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Silas Malafaia

Um levantamento da revista Forbes feita com base em publicações brasileiras, estimou o patrimônio financeiro dos principais pastores brasileiros. Segundo o estudo, Edir Macedo seria o mais afortunado com cerca de 950 milhões de dólares (ou cerca de R$ 1,9 milhão).

Edir Macedo é o líder e fundador da igreja Universal do Reino de Deus, que possui templos nos Estados Unidos e em todo o mundo. Edir é também proprietário da Rede Record, Rede Família, Line Records e Rede Aleluia.

Constantemente envolvido em polêmicas, o líder da IURD é criticado por diversos líderes evangélicos por pregar a “Teologia da Prosperidade”. Em 1992, ele passou onze dias na cadeia acusado de charlatanismo.

O líder da igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD),Valdemiro Santiago, ex-membro da Universal, é apontado pela revista Forbes como o segundo mais rico da lista, com um patrimônio de 200 milhões de dólares (ou 400 milhões de reais).

Ambas as igrejas dos líderes, classifcadas dentro da categoria das neopentecostais, são consideradas por muitos como seitas, ou próxima à seitas, por manter práticas estranhas ao evangelho.

Em uma declaração anterior ao The Christian Post, o apologista cristão João Flávio Martinez, presidente do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP), igrejas como a Universal e Mundial ultrapassaram as barreiras do protestantismo e estão à beira do caminho da heresia.

Depois de Macedo e Valdemiro, destaca-se o pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que reúne 120 igrejas no Brasil. Segundo a Forbes, o seu patrimônio financeiro é de USD $ 150 milhões.

Recentemente, durante um evento de treinamento de pastores promovido por sua igreja, a Veja relatou os salários de pastores pagos por Silas Malafaia. Segundo a publicação, os pastores chegam a receber salários de até R$ 22.000.

Para o professor de Antigo Testamento e Coordenador do programa de MDiv. da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mauro Meister, esse quadro “de altos salários de pastor” não representa a realidade de outras igrejas do Brasil.

Depois de Silas vem o missionário RR Soares com 125 milhões de dólares e o casal Estevam Hernandes Filho e Bispa Sônia, cujo patrimônio seria de 65 milhões de dólares.

A formação de pastor nas igrejas dos líderes acima citados ocorre em geral através de cursos rápidos. Entretanto, em igrejas mais tradicionais requer-se a passagem por institutos bíblicos e seminários teológicos em um processo mais estrito e elaborado.