CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

 Ministério Braile traz vida e luz às pessoas cegas

As Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) celebram o Dia Mundial do Braile, comemorado em 4 de janeiro, data de nascimento de Louis Braille, criador do Sistema Braile, que possibilita pessoas com deficiência visual total ou parcial ler por meio do tato. A Bíblia Sagrada está disponível nesse sistema em diferentes idiomas, e vem contribuindo para que milhares de pessoas cegas ganhem independência, desenvolvam habilidades e tomem o seu lugar como cidadãs.

O Ministério Braile está presente em mais de 50 países, oferecendo Escrituras em cerca de 200 idiomas. Há Bíblias completas disponíveis em 40 línguas, entre elas, o português.

Michael Perreau, secretário geral das Sociedades Bíblicas Unidas, ressalta a importância do Ministério Braile: “É maravilhoso notar como esse ministério tem mudado a vida das pessoas cegas. As Escrituras em Braile têm ajudado os deficientes visuais a tornarem-se parte de suas comunidades, dando-lhes autoestima e equipando-os com habilidades que os ajudam a viver em sociedade. A Bíblia em Braile permite o acesso direto à Palavra, com sua mensagem que transforma vidas.”

O Ministério Braile no Brasil

A edição brasileira da Bíblia em Braile tem 38 volumes, pesa cerca de 40 kg e, se empilhada, tem quase dois metros de altura. Em 2012, a Sociedade Bíblica do Brasil celebrou os 10 anos de publicação da primeira Bíblia completa em braile na língua portuguesa. Mais de três mil pessoas cegas foram beneficiadas com edições do Livro Sagrado por meio do programa A Bíblia para Pessoa com Deficiência Visual. Bibliotecas Públicas no País também receberam 82 edições completas das Escrituras Sagradas em braile.

Os benefícios dessa iniciativa podem ser percebidos em diferentes áreas: no aspecto cultural, pois muitos dos beneficiados se alfabetizaram e começaram a ler em braile por causa da Bíblia. No espiritual, pois a mensagem bíblica trouxe a essas pessoas esperança e vontade de superar obstáculos. E no âmbito social, trazendo inclusão e autonomia.

Para Zivan Maria Carvalho dos Santos, a Bíblia em Braile chegou bem na hora. Ela perdeu completamente a capacidade de enxergar aos nove anos. “Nunca vou esquecer a minha felicidade no dia em que tive o primeiro volume nas mãos. Valorizo muito a Bíblia em Braile, pois ela nos permite interagir mais com o texto. Posso escolher o versículo que quero ler, parar para refletir e pesquisar temas. É uma bênção”, relata. 

A SBB comemorou os dez anos da publicação em 2012 agradecendo os resultados, mas com a consciência de que há muitos desafios a serem superados. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, referentes ao ano de 2010, existem mais de 6,05 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, das quais quase 530 mil completamente cegas. Os dez anos da Bíblia em Braile foram tema da edição número 237 da revista A Bíblia no Brasil. Clique aqui para ler mais sobre isso.

No Mundo

As Escrituras Sagradas em Braile também têm levado inúmeros benefícios à vida de deficientes visuais no mundo. Em Burkina Fasso, pequeno país localizado na África Ocidental, há cerca de 250 mil pessoas cegas. Na maioria das vezes, a cegueira deixa essa parcela da população isolada e dependente, condenando-as a uma vida de pobreza.

Até chegar à adolescência, Salamata era incapaz de ir à escola ou fazer qualquer coisa de forma independente. “Quando fiquei cega, aos nove anos, minha vida tornou-se inútil. Eu queria morrer”, relembra. A vida de Salamata foi transformada, no momento em que foi matriculada em um Centro de Alfabetização em Braile, em Ouagadougou, capital do país, iniciativa desenvolvida pela Sociedade Bíblica de Burkina Fasso.

“A alfabetização em braile mudou a minha vida. Conheci outras pessoas e aprendi a ser independente”, comemora a deficiente visual, hoje com 22 anos de idade. Paralelamente à alfabetização em braile, a Sociedade Bíblica de Burkina Fasso disponibilizou o Novo Testamento em braile na língua Moore, a mais falada no país, dando o acesso à Palavra de Deus nesse idioma.

Em Gana, além de oferecer apoio espiritual, as Escrituras em braile também ajudam os jovens cegos, especialmente as meninas, a se protegerem da exploração sexual. Rejeitadas pela família e sociedade, muitas garotas anseiam por amor e são vulneráveis.

Ciente dessa questão, a Sociedade Bíblica de Gana oferece porções em braile que ajudam os jovens cegos a reconhecer os perigos que enfrentam e mostrar-lhes como assumir a responsabilidade por sua vida. A literatura bíblica faz parte do programa Bom Samaritano, desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Essas publicações são oferecidas para as instituições de todo o país, que atendam esse público. “Esses livros são importantes para as nossas crianças. Eles os ajudam a ganhar confiança. A Palavra de Deus é a luz na escuridão”, analisa Mahela Narh, chefe da Escola para Cegos em Akropong.

Fonte: Missão em Cristo