CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Ômega 3 e vitaminas B, C, D e E fortalecem o cérebro de idosos

Níveis mais altos dos ácidos graxos ômega-3 e das vitaminas B, C, D e E estão associados a um melhor funcionamento do cérebro entre os idosos, descobriu uma nova pesquisa.

Os pesquisadores mediram os níveis desses nutrientes no sangue de 104 homens e mulheres, cuja idade média era de 87 anos. Os cientistas também realizaram exames para determinar o volume cerebral e administraram seis testes comuns de funcionamento do cérebro. O estudo será publicado na edição de 24 de janeiro do periódico Neurology.

Depois de controlar idade, sexo, pressão arterial, índice de massa corporal e outros fatores, os pesquisadores descobriram que as pessoas com níveis mais elevados das quatro vitaminas no sangue obtiveram pontuações melhores nos testes cognitivos. Elas também tinham um volume cerebral maior do que aquelas com níveis mais baixos.

Os níveis de ômega-3 mostraram-se ligados a um melhor funcionamento cognitivo e à presença de vasos sanguíneos mais saudáveis no cérebro, mas não a um volume cerebral maior, o que sugere que esses ácidos graxos benéficos ajudam a melhorar a cognição por meios diferentes.

Níveis mais altos de gorduras trans, por outro lado, se mostraram significativamente associados à diminuição da capacidade cognitiva e a um menor volume cerebral.

O principal autor da pesquisa, Gene L. Bowman, neurologista da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, disse que o estudo não conseguiu concluir se tomar suplementos desses nutrientes ajuda a diminuir o risco de demência. Porém, ele acrescentou: "Que mal existe em se alimentar de modo saudável? Peixes, frutas e legumes têm esses nutrientes. Além disso, ficar longe de gorduras trans é algo básico que todos somos capazes de fazer".

Fonte: UOL Ciência e Saúde