CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Menos 10% das igrejas dos EUA são multiétnicas

Um pastor que virou professor expõe o problema da segregação nas Igrejas dos EUA, ressaltando que apenas de sete a oito por cento das congregações americanas são integradas.

Isso é inaceitável do ponto de vista bíblico, declarou Soong-Chan Rah, autor de muitas cores: Inteligência Cultural para uma cultura em mudança. Igrejas, que dão a imagem de um paraíso multicultural, precisam liderar na formação de comunidades multiétnicas, disse ele. Mas atualmente, as escolas e bairros nos Estados Unidos estão mais integradas do que Igrejas.

"Nós não estamos fazendo este ministério multicultural simplesmente porque é uma coisa politicamente correta a fazer, ou porque é algo que as pessoas estão fazendo, ou [por causa] da pressão da sociedade," enfatizou Rah, que é o Milton B. Engebretson, professor associado de Crescimento da Igreja e Evangelismo no Seminário Teológico North Park, em Chicago, ao The Christian Post.

"Nós realmente precisamos fazer isso a partir de uma motivação profunda, bíblica e teológica. Fazemos isso porque queremos ver Deus agindo em nossas Igrejas," disse ele. "É por isso que é tão importante para nós, não ver a cultura de uma perspectiva secular, humanista, mas a partir de uma perspectiva bíblica, teológica."

No livro, Rah explica cultura, utilizando o conceito da imagem de Deus. A Bíblia ensina que toda a humanidade é criada à imagem de Deus e tem uma semelhança com Deus. Mas, ao mesmo tempo, os humanos têm uma natureza caída, devido ao pecado. Da mesma forma, a cultura tem a capacidade de refletir a imagem de Deus, mas também é vulnerável a ser influenciada pelo mundo caído.

"Culturas, portanto, não são intrinsecamente más, mas são uma expressão de humanidade caída a viver na vocação da Imago Dei," escreve Rah. "Nós não precisamos encarar a cultura com uma perspectiva "de todo ruim," mas sim como uma tentativa sincera, embora caídos, de refletir a imagem de Deus através do processo de criatividade."

Rah - que fundou a Igreja de Cambridge Fellowship, uma Igreja multi-étnica, urbana e com foco em ministério, em Massachusetts - salientou que a América está passando pela mudança mais rápida demográfica de sua história e, em 2050, os americanos brancos são esperados para já não constituírem a maioria da população.

No entanto, o Cristianismo evangélico ainda é dominado pela cultura branca e liderança, apontou. Rah espera que seu livro seja um recurso para equipar os evangélicos para o ministério e evangelismo em uma nação multi-étnica crescente.

"Quando estamos a lidar com o ministério transcultural e multicultural, é importante ver Deus agindo em todas as culturas, não apenas uma," escreve Rah. "Entender as implicações da missio Dei significa que nós reconhecemos o poder de Deus para trabalhar em todas as culturas."

"Nosso objetivo em inteligência cultural, portanto, não é para apagar as diferenças culturais, mas sim para buscar maneiras de honrar a presença de Deus em diferentes culturas."

Rah referiu o livro Conversas Difíceis por autores Sheila Heen, Bruce Patton, e Douglas Stone para ajudar as pessoas a entenderem como conversar melhor em todas as linhas culturais. O livro fala sobre o conceito da batalha de mensagens, que é quando as partes envolvidas no foco da conversa em provar seu ponto e convencer as outras pessoas de seu conjunto de fatos. O pressuposto é que o problema e a falta de comunicação é tudo culpa da outra parte.

Mas em uma conversa de aprendizagem, cada um dos lados admite que eles estão trazendo diversas informações e percepções para a discussão e ambos contribuíram para o problema. O ponto em uma conversa de aprendizagem não é discutir quem está certo, mas de avançar para honrar a percepção de ambas as partes.

"As pessoas vão discordar, mas aprender uma conversação representa um valor maior na aprendizagem do que marcar pontos e provar a você mesmo ser correto," escreve Rah. "Em uma batalha de mensagens, que brigam para ver quem consegue ser direito. Em uma conversa de aprendizagem, nós nos movemos para como podemos nos tornar uma comunidade melhor juntos."

Outro conselho que ele deu sobre como formar uma Igreja multicultural unida que inclui: ter comunhão de mesa, aprender as estórias e histórias das pessoas, ser tão sensível quanto possível e entender a dinâmica de poder em jogo na cultura das pessoas.

Na Ásia Oriental e culturas européias, por exemplo, as pessoas não costumam falar em uma reunião de líderes, sem a presidência, convidando-os a compartilhar a sua opinião. Um líder de Igreja americana, que entende que esta dinâmica de poder pode fazer o líder da Ásia ou da Europa Oriental se sentir mais confortável, convidando-o a contribuir para a discussão.

"Isso (a inteligência cultural) é realmente uma viagem e temos um longo caminho a percorrer, porque temos séculos de história, onde a segregação era a norma, e séculos de justificação por diferentes raças e culturas e nacionalidades e etnias deviam ser separadas," disse Rah, lembrando que somente nos últimos 10 a 20 anos que as Igrejas dizem que não era a vontade de Deus adorar separadamente, que a vontade de Deus para o Seu povo é adorar juntos.

"Então, não vamos ser capazes de mudar tudo do dia para a noite, ou mudar atitudes, ou mudar Igrejas e forçar essas mudanças em todo mundo," reconheceu Rah. "Há realmente uma grande quantidade de trabalho que precisa ser feito. Mas eu estou esperando que as Igrejas cada vez mais se comprometam com isso porque é realmente o coração de Deus de trazer a reconciliação entre os povos que têm sido historicamente separados e divididos."

Fonte: Christian Post