CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Meninas que menstruam cedo têm mais risco de depressão na adolescência

Meninas que menstruam muito cedo (11 anos ou menos) correm mais risco de ter sintomas depressivos na adolescência do que as que menstruam a partir dos 13 anos, segunda uma pesquisa das Universidades de Bristol e de Cambridge.

O estudo realizado com 2.184 meninas com idades entre 10 e 14 anos, analisou o tempo entre a primeira menstruação e a aparição dos sintomas.

A idade média da primeira menstruação das meninas analisadas foi de 12 anos e 6 meses. Eles descobriram que as meninas que iniciaram seus períodos antes dessa idade (a partir dos 11anos) tiveram mais sintomas depressivos quando chegaram aos 13 e 14. Já as que menstruaram após os 13 apresentaram menos sintomas depressivos.

A coordenadora da pesquisa Carol Joinson, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Medicina Comunitária da Universidade de Bristol, conclui que as meninas que amadurecem mais cedo estão mais vulneráveis ao desenvolvimento de sintomas depressivos no momento em que chegam à adolescência. Isso sugere que a maturação ocorrida mais tarde pode protegê-las contra a aflição psicológica.

- A transição para a puberdade é um período crítico de desenvolvimento, associado a muitas mudanças biológicas, cognitivas e sociais. Esses fatores podem incluir o aumento de conflitos com os pais, o desenvolvimento de relações amorosas, mudanças na imagem corporal e níveis hormonais.

Ao menstruarem mais cedo do que as demais garotas, elas podem se sentir isoladas e confrontadas com exigências para as quais não estão emocionalmente preparadas, afirma Carol.

Uma das formas de minimizar o problema, segundo a pesquisadora, é haver intervenções na escola e na família das garotas que passam por essa fase.

- Se as meninas que atingem a puberdade precoce têm maior risco de problemas psicológicos na adolescência, a escola e programas de base familiar visando à prevenção dos sintomas podem ajudá-las.

Fonte: R7