CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Cristãos são presos após fracasso de um golpe de Estado, na Eritreia

Relatos sobre o golpe foram recebidos com reações variadas. Alguns observadores temem atitudes repressivas, ainda maiores, por parte do governo, para manter a sociedade sob controle. Cristãos da Eritreia consideram nossas orações de grande valor, enquanto suas circunstâncias continuam incertas.

Horas antes da novidade de um golpe de Estado fracassado chegar à mídia, a Missão Portas Abertas foi informada de uma nova onda de prisões sistemáticas de líderes de igrejas da Eritreia. Ainda não está claro quando essa campanha começou, mas até a publicação, pelo menos dez líderes de igrejas que haviam sido banidos pelo Governo de 2002 foram presos. Cristãos dizem ser esta a campanha mais séria até então.

Já houve diversas campanhas como esta no passado, mas líderes temem que essa, em particular, é mais séria porque tem como objetivo "erradicar a Igreja subterrânea ao apontar os principais líderes ao redor do país."

Desde o surgimento de notícias a respeito dessas renovadas prisões sistemáticas, alguns líderes de igrejas tiveram que se esconder, pela segunda vez, em alguns meses. De acordo com fontes confiáveis próximas aos acontecimentos na Eritreia, líderes das igrejas têm permanecido firmes mesmo em meio às pressões.

Para os cristãos na Eritreia, os últimos meses têm sido como um passeio na montanha-russa. Depois da morte do primeiro ministro da Etiópia, em agosto do ano passado, tensões se elevaram no país. Cristãos testificaram de boatos de novas lutas entre Eritreia e Etiópia depois que a morte de um de seus antigos rivais tornou a situação ainda mais amarga. Houve relatos de que o governo estava transitando rifles para as casas caso uma guerra eclodisse. Alguns cristãos descreveram esses meses de incerteza como suas noites mais escuras enquanto oravam ardentemente pela luz de uma nova alvorada em seu país.

Essas tensões foram seguidas pela notícia da liberação de 31 estudantes cristãos que estavam sendo mantidos no Centro de Treinamento Militar de Sawa, desde 2006. O grupo de estudantes da Universidade de Mai-Nefhi, incluía 14 mulheres, e os estudantes foram presos após se recusarem a participar contra sua consciência durante danças culturais das celebrações do Dia da Independência.

Os cristãos testificaram que apesar das dificuldades que eles encontraram nas horríveis condições das prisões, eles não negaram a Jesus. Às mulheres foi oferecida a liberdade em troca de favores sexuais, mas nenhuma cedeu. Todas se mantiveram firmes na fé.

Na mídia, as reações em relação ao golpe fracassado foram variadas. Relatos indicaram que cerca de 100 soldados marcharam até o Ministério da Informação, e chegaram até o escritório do diretor, que foi forçado a ler uma declaração ao vivo que exigia a liberação de prisioneiros políticos. Depois que o diretor leu a declaração, o sinal foi cortado repentinamente. Como garantia, os soldados levaram a filha do presidente, Elsa, que trabalha no Ministério da Informação, como refém temporariamente.

Contudo, o New York Times informou que tropas leais ao governo foram capazes de segurar os soldados durante a tentativa de golpe. Depois disso, os soldados renegados foram presos.

Relatos do Golpe vieram em meio a especulações sobre a deterioração da saúde do presidente Afewerki. Ele viajou para o exterior durante essa última semana para buscar atenção médica devido a uma doença no fígado, mas o departamento de informações oficiais refutou essas especulações, insistindo que o presidente, de 66 anos de idade, está com boa saúde.

Motivos de Oração

  • Ore para que a graça de Deus seja derramada aos líderes cristãos presos na última campanha contra a Igreja. Ore para que Deus continue dando forças para enfrentarem situações muito difíceis. 
  • Ore pelas igrejas cujos líderes foram presos ou forçados a se esconder. Ore para que Deus levante outros para preencher as lacunas deixadas e que o rebanho de Deus continue a ser nutrido apesar das dificuldades. 
  • Ore pelo governo da Eritreia. Ore para que Deus possa trazê-los para a fé e salvação em Cristo. Ore especificamente pela salvação do Presidente Afewerki, que foi exposto muitas vezes ao Evangelho.

Fonte: Missão Portas Abertas