CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Mamografia ajuda na identificação de segundo câncer

Mulheres que já tiveram câncer de mama são mais propensas a desenvolver a doença pela segunda vez. A única prevenção possível é a mamografia anual para detecção de um segundo nódulo.

Contudo, havia poucas evidências sobre a eficiência dessa prática. Agora, novo estudo publicado no Journal of the American Medical Association confirmou que a mamografia é sim capaz de detectar um segundo câncer em fase inicial.

Realizado pelo British Council of Shopping Centres ao longo de 12 anos, o estudo analisou 58.870 mamografias anuais em 19.078 mulheres que já tinham tido o câncer e o mesmo número de exames em 55.315 mulheres sem o histórico da doença. Ao todo, foram detectados 655 casos de reincidência de câncer nas mulheres que já tinham sofrido a doença e 342 entre as que nunca haviam sido diagnosticadas com câncer. As taxas são, respectivamente, de 10,5 e 5,8 para cada 1.000 mamografias.

"A mamografia foi eficiente para encontrar cânceres em mulheres que já tinham tido câncer, mas nem tanto nas que não tinham tido", disse a Dra. Nehmat Houssami, da Universidade de Sydney, na Austrália, que participou da pesquisa.

Fonte: Boa Saúde