CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Feliz Homem Novo!

Feliz ano novo!” – assim costumamos cumprimentar as pessoas na chegada de mais 365 dias de nossa possível futura história. O desejo das pessoas de serem felizes é facilmente percebido pelos rituais que muitos se submetem na passagem de cada ano. Em sua supersticiosidade, muitos crêem que a melhor maneira de receber os novos algarismos no calendário é trajando roupas brancas, de preferência na beira mar, dando pulinhos nas ondas; outros acreditam que no primeiro dia do ano, ao acordar, o primeiro pé a tocar o chão tem que ser o direito – o chamado “começar com o pé direito”. Nesse período, acontecem festas glamourosas, regadas a bebidas e muita comida, com queima de fogos coloridos por dezenas de minutos em várias partes do país.

Previsões de dias melhores são feitas por magos, encantadores e adivinhos, alguns deles prevêem catástrofes – e essas, na maioria das vezes, envolvendo pessoas públicas famosas, como políticos, cantores, atores e outras celebridades, promovendo o crescimento da audiência de muitos programas sensacionalistas. As pessoas querem saber como será o futuro, por isso correm atrás de predições.

Chega o ano novo e, nos primeiros dias, a expectativa de mudança continua muito grande. Poucos dias depois, o clima de euforia passa e todos voltam a seu estado normal de descrença. Tudo continua do mesmo jeito, nada mudou.

Afinal de contas, por que tanto desejo de mudança, se não há predisposição nas pessoas de mudarem seus velhos hábitos e atitudes? As coisas não mudam apenas com a chegada do ano novo. Não é passe de mágica. É necessário que o homem mude e não apenas o ano.

Há os que depositam as esperanças em homens, principalmente com a chegada de um ano eleitoral. Dizem os que assim crêem: “Novos nomes surgem a cada dia no cenário político nacional, apesar dos velhos caciques continuarem na ativa. Tem muita gente boa por aí, cheia de boas intenções”. Porém, de boa intenção o mundo está cheio (Tiago 4.17).

A Bíblia Sagrada tem um excelente conselho para quem espera coisas novas no ano que chega. O conselho é: mudança em Cristo. Em Efésios 4.22-24, o apóstolo Paulo diz: “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.

O caminho para alcançar os tão sonhados dias melhores passa pelo abandono das práticas do “velho homem” e o vestirmo-nos das práticas do “novo homem” pela renovação da nossa mente por meio da ação do Espírito Santo em nossas vidas. Somente quando nos entregamos a Cristo arrependidos de nossos pecados e pedimos que Seu Espírito aja em nós, podemos ver essa mudança.

Ao pontuar os conselhos dados pelo apóstolo Paulo na continuação do texto de Efésios 4, nos versículos 25 a 32, perceberemos exatamente como deve ser o comportamento desse novo homem ou mulher. Se quisermos que as coisas mudem, vejamos:

1) “...deixai a mentira, e falai a verdade...” – Desvencilhemo-nos da mentira. Medite e veja se boa parte dos problemas enfrentados por você no ano passado estão ligados à mentira. Alguém mentiu para você ou você mentiu para alguém, e o resultado dessa prática foi ruim para ambos, gerando desconforto no relacionamento.

2) “...Irai-vos, e não pequeis...” – A ira, ou falta de controle das emoções, pode ter promovido desgaste no vínculo de paz entre você e outra pessoa. Manifeste em sua vida o fruto do Espírito: “domínio próprio”, “temperança” (Gl 5.22).

3) “Aquele que furtava, não furte mais...” – Outro princípio fundamental para se ter dias melhores é não tomar posse do que não é seu, em todos os sentidos. Lembre como você se sente quando alguém usurpa algum bem de propriedade sua.

4) “...antes trabalhe...” – É um conselho a quem quer viver em ociosidade e vida mansa a custa dos outros e tirando proveito da propriedade alheia. Quem quiser ser feliz trabalhe e adquira o sustento pelo esforço de sua labuta.

5) “...repartir com os que têm necessidade...” – Após ter feito coisas boas com as mãos através do trabalho, reparta o que adquiriu com os que não têm. Façamos o que vier à nossa mão para fazer, conforme as nossas forças e posses.

6) “...nenhuma palavra torpe...” – Falamos muita bobagem durante todo o ano. Se contabilizarmos quanta tolice nós dissemos, veremos o que podia ter sido evitado de problemas, se houvéssemos refreado a língua. Suas palavras precisam ser consideradas boas para a edificação dos que te ouvem e não para a destruição destes.

7) “...tiradas de entre vós...” – Tire do meio de teu círculo familiar, de amizade, de fé e profissional toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia, e os substitua pela benignidade, misericórdia e o perdão.

Vigiar para não entristecer o Espírito Santo de Deus e guardar o coração para não dar lugar ao Diabo também fazem parte da lista de atitudes que os que estão em Cristo precisam observar. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). 

Se você verdadeiramente estiver e permanecer em Cristo, e as Palavras dEle estiverem, na prática, em você (Jo 15.7), os anos jamais serão os mesmos, pode crer! Serão muito mais felizes. Se isso não estiver acontecendo, mude, mude logo, mude já! O caminho é esse.

Feliz homem novo para você!

Por Edilberto Silva

Fonte: CPADNEWS