CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Receber o perdão dos pecados deixa as pessoas mais generosas

Um estudo feito entre católicos descobriu que as pessoas que se sentem culpadas por erros do passado são mais generosas depois de fazer a confissão dos pecados.

Os pesquisadores do Royal Holloway de Londres e da Universidade de Oxford observaram que o sentimento de ser “absolvido” dos pecados e o sentimento de alívio da “culpa religiosa” deixava as pessoas mais inclinadas para as boas ações.

Estudos anteriores já haviam mostrado que fortes sentimentos de culpa podem tornar as pessoas mais suscetíveis a fazer o bem.

Isso sugere que a absolvição ofertada no confessionário poderia ser “contraproducente”, disse a equipe liderada pelo Dr. Ryan McKay, da Royal Holloway.

Em seu artigo para a revista científica “Religion, Brain and Behaviour”, a equipe relata que perguntou: “Se o pecado é uma forma de dívida, os rituais de absolvição apagam essa dívida?”
Eles perguntaram se esse grupo de católicos entrevistados acreditava no julgamento divino. Então, pediu-se que cada um pudesse pensar em um pecado que cometeu no passado e lhe foi perguntado como ele se sentia agora sobre aquelas situações.

Depois, foram questionados como se sentiram quando confessaram a um sacerdote ou, se não tivessem feito isso, imaginassem como seria.

Durante o processo, cada pessoa recebeu um envelope e pedia-se que colocassem algum dinheiro como doação para a igreja local. Aqueles que fizeram uma contribuição antes da tarefa envolvendo a confissão deram menos dinheiro que as pessoas que doaram depois.

“Recordar – ou imaginar – uma absolvição aumentou fortemente as doações para igreja”, concluíram os cientistas.

“Este efeito ficou mais evidente nos participantes que acreditavam no julgamento divino e que mais se dedicavam a atividades religiosas, como ler a Bíblia ou orar”.

Dr. McKay disse: “Evidências recentes sugerem que as pessoas são mais propensas a se comportar em prol do próximo, ajudando, compartilhando, doando, cooperando e se voluntariando quando se sentem culpados.

“Isso levanta a questão se os rituais religiosos da absolvição, em que as pessoas são perdoadas de seus pecados e libertas da culpa, realmente influencia negativamente no comportamento das pessoas.

“No entanto, os resultados do nosso estudo sugerem o contrário. Alguém se ‘libertar’ do seu pecado tem um efeito pró-social positivo. Isso indica que o ritual católico da confissão também é um meio eficaz de promover o compromisso com a Igreja.”

Os pesquisadores estão realizando pesquisas similares sobre os efeitos da confissão em outras religiões. Traduzido de Telegraph.

Fonte: Missão em Cristo