CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Dicas para manter a forma nas festas de fim de ano

Chega o fim do ano e com ele as festas de Natal, Ano Novo, fora as inúmeras comemorações e brindes com os amigos. A época é, sem dúvida, uma delícia e a maioria das pessoas resolve abrir mão das dietas e aproveitar ao máximo a ocasião! Mas, como fazer para não cometer excessos e chegar em forma no verão? Realmente é mais difícil fugir das tentações, mas não é impossível tornar este momento um pouco mais saudável, até porque sempre depois dos exageros, bate aquele arrependimento.

A mesa farta é uma herança que vem da Espanha e de Portugal e por isso, muitos alimentos que consumimos combinam mais com o clima frio que faz na Europa nesse período do que com a nossa estação quente. Sendo assim, algumas mudanças no cardápio tradicional podem ser vantajosas para a saúde. “Deve-se escolher dentre as muitas opções o que mais nos agradar e evitar comer um pouquinho de cada e se gostar muito da sobremesa, pegue mais leve na refeição.”, orienta a nutricionista Paola Bazarello.

Para o prato principal, escolha as carnes brancas, como frango e peru, sempre assados ou grelhados e de preferência retire a pele. Tender e pernil são carnes que contém mais gordura e colesterol, então é bom evitar. “Deve-se caprichar nas folhas, nos legumes e optar por carnes magras e grelhadas, fugir da carne de porco, principalmente as partes mais gordurosas. Fazer a farofa mais simples, mais sequinha, sem utilizar muita gordura no preparo. Mas a dica é caprichar mesmo no preparo da salada, montá-la de forma atrativa e colorida.”, diz a especialista.

Tente acrescentar ao cardápio itens leves e menos calóricos. Procure fugir de saladas com maionese, como o tradicional salpicão. Uma boa alternativa é substituir a maionese por molho de iogurte natural. O ideal é combinar as carnes com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, saladas cruas e batatas cozidas ou assadas e evitar maionese, farofa e quiches para que seu prato não fique muito calórico. Comidas pesadas como frituras nem pensar. “Sem salgadinhos fritos, para uma ceia mais saudável, a rabanada pode ser assada ao invés de frita e adoçada com adoçante.”, acrescenta Paola Bazarello.

Coma nozes, castanhas e amêndoas com moderação. “Cinco nozes, um punhado de amêndoas é o recomendado.”, indica a nutricionista. Na sobremesa, dê preferência às frutas frescas no lugar dos doces natalinos tradicionais, tais como o panetone e rabanada. Mas, cuidado com as frutas secas como uva passa e ameixa seca, que concentram grande quantidade de açúcar, por conta do processo de desidratação que sofrem. Principalmente os diabéticos devem ficar atentos. As sobremesas devem ser consumidas por todos com moderação, controle a quantidade e evite comer todas as opções, escolha sempre a mais simples.

No dia da ceia se alimente bem. Mantenha os horários regulares das demais refeições, ao pular um lanche você chegará à próxima refeição com mais fome e desta forma, é impossível resistir a tanta comida apetitosa. “Quando estamos morrendo de fome, não conseguimos selecionar os alimentos e comemos tudo o que vemos pela frente. Especialmente nas festas de fim de ano, fica muito mais fácil extrapolar.”, comenta a especialista.

E no dia seguinte, congele as sobras de carnes. Um dos maiores problemas é a sobra de comida, o que é inevitável com tanta fartura. Mas, se continuar exagerando, não tem como não engordar. “ Nada de tomar café da manhã com os alimentos da noite anterior. É muito importante voltar à alimentação normal e fazer refeições leves”, afirma Paola Bazarello. Além disso, é muito importante beber bastante água, pois assim filtramos mais vezes o sangue e eliminamos mais rapidamente as toxinas através da urina.

De acordo com a nutricionista, é indicado fazer uma desintoxicação nos dias após as festas, já que sempre há excessos tanto em relação às comidas quanto às bebidas, principalmente alcoólicas “Serve para limpar o organismo. Deve-se consumir peixes magros e evitar por uma semana carne vermelha e frango. Ingerir grãos integrais, frutas ricas em água e bastante água”, aconselha.

Lembre-se que o Ano Novo é um momento de mudanças, então tenha como meta para o ano que vem melhorar a sua alimentação e neste natal, por que não tornar a ocasião mais especial ainda. “A ceia é só um item de tantos que podem ser vividos nesta data. É importante tirar o foca da comida e direcionar para outras especificidades da festa.”, lembra Paola Bazarello.

Por Thais Padua, Rio de Janeiro.

Fonte: saude.com.br