CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA
Brasil vai testar novos exames para detectar tuberculose

O Brasil vai experimentar um método inovador de diagnóstico de tuberculose que fornece resultado em duas horas e um novo tratamento contra a doença que, dependendo dos resultados, podem ser adotados em outros países, informaram fontes oficiais.

O programa será possível por meio de um acordo assinado hoje com a Fundação Bill & Melinda Gates, que vai repassar ao Governo brasileiro US$ 3 milhões doados para financiar o uso de tecnologias inovadoras na prevenção e no tratamento da tuberculose no país, segundo o Ministério da Saúde.

"A associação com a Fundação Gates vai nos ajudar a avaliar e introduzir com maior rapidez as últimas tecnologias no controle e na prevenção da tuberculose e nos dará a oportunidade de compartilhar a experiência com outros países", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, citado no comunicado.

Além de experimentar um método que reduz de até dois meses para duas horas o tempo para diagnosticar a tuberculose, o Brasil poderá produzir e testar medicamentos que combinam vários princípios ativos das drogas mais utilizadas contra a doença e, em consequência, reduzir o número de comprimidos que o paciente precisa ingerir.

A associação propõe que o Brasil sirva de exemplo para outros países em desenvolvimento, principalmente da África Subsaaariana, para implementar "abordagens inovadoras contra a tuberculose", segundo um comunicado do Ministério.

A iniciativa transformará o Brasil em um dos primeiros países no mundo em utilizar em larga escala o GeneXpert, um exame molecular de última geração que permite diagnosticar a tuberculose em pouco tempo.

O GeneXpert, que detecta se o paciente é resistente aos remédios mais utilizados contra a tuberculose, foi desenvolvido pela empresa americana Cepheid e foi provado em diferentes partes do mundo pela organização internacional FIND.

O método diagnostica a presença do bacilo de Koch, que transmite a tuberculose, em mostras de secreções do nariz mediante um exame genético.

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para garantir o êxito do tratamento e evitar que a doença se propague.

Os recursos da Fundação Gates serão utilizados para apoiar a produção no país de uma medicina atualmente importada da Índia e que combina os quatro fármacos que compõem o tratamento contra a tuberculose.

O fármaco, que será produzido a partir de 2012 pelo Farmanguinhos, um laboratório do Ministério da Saúde, reduz de nove para quatro o número de comprimidos que um paciente com tuberculose tem que consumir por dia.

Apesar da incidência de tuberculose no país ter caído em 17% entre 2002 e 2009, o Brasil ainda está na lista dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo.

No país são registrados em 2008 um total de 4.735 mortes por tuberculose e 70.989 novos casos desta doença, que causa 1,8 milhão de mortes ao ano no mundo todo.

"A liderança do Brasil no combate à tuberculose é exatamente o tipo de compromisso que necessitávamos para garantir que os pacientes tenham acesso a inovações que podem salvar vidas e evitar novas infecções", disse Tachi Yamada, presidente do Programa de Saúde Global da fundação Gates.

Fonte: EFE