CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Banana e maçã: frutas fáceis de achar são também ótimas para a saúde

Fácil de ser transportada e consumida, e bastante acessível em qualquer supermercado, a maçã é rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonoides que, entre outras funções, ajudam a amenizar problemas do sistema digestório (como diarreia e constipação intestinal), previnem o aumento das taxas de colesterol e mantêm os níveis ideais de glicose e triglicérides no sangue.

“A maçã é uma fruta rica em pectina – fibra solúvel, encontrada na polpa –, e esse tipo de fibra ajuda a reduzir o colesterol, porque reduz a sua absorção. Devido à sua quantidade de pectina, ela atua diminuindo os movimentos peristálticos e com isso é muito utilizada em indivíduos com diarreia”, explica Kátia Cristina Andrade, pesquisadora na área de Nutrição Humana da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Um estudo desenvolvido na Universidade de Cornell, nos EUA, por exemplo, constatou que a combinação de fitonutrientes encontrados na polpa e na casca da maçã é realmente importante fonte de antioxidantes, que evitam que os radicais livres presentes no organismo causem danos aos tecidos e às células.

“Hoje é muito divulgado que o consumo de alimentos ricos em flavonoides está associado a uma redução no risco de desenvolvimento de várias doenças, uma vez que tem a propriedade antioxidante e, com isso, previne diversos problemas de saúde, uma vez que protege a célula do ataque de radicais livres. Esses flavonoides são substâncias encontradas nos alimentos que exercem a capacidade de proteger. Na maçã, em especial, encontramos alta quantidade de quercitina, que é um composto flavonoide”, explica a nutricionista

Em outro estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram que tanto a maçã quanto o suco da fruta contêm parcelas significativas de fitonutrientes capazes de obstruir a oxidação do LDL, conhecido como mau colesterol e um dos principais causadores de doenças cardiovasculares. “Diversos trabalhos já demonstraram que a ingestão de duas maçãs por dia ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Além dessa propriedade, na casca da fruta temos fibras insolúveis que proporcionam maior saciedade”, diz Kátia.

Banana é uma excelente fonte de energia e potássio (e não tem contraindicações)

Por ser uma ótima fonte de energia, a banana é indicada por médicos na dieta tanto de adultos como de idosos. “Muitos dizem que a banana é um alimento indigesto, porém não há nenhuma restrição – comprovada cientificamente – de consumo, ou seja, é possível ingeri-la mesmo à noite.

Por auxiliar na função muscular e dar vigor, a fruta é um dos alimentos favoritos dos atletas. Mas não é só por esses motivos que eles a consomem. A preferência se dá por outra razão, as dolorosas cãibras (o potássio na banana ajuda a prevenir essas dores). Pesquisas indicam que ingerir apenas duas bananas por dia é o suficiente para gerar energia para 90 minutos de exercícios pesados.

Não há razão para tirar a banana da dieta

Quanto ao fato de engordar, o que vai determinar sempre será a quantidade – uma vez que qualquer fruta é potencialmente “engordativa”. Desde que não haja uma ingestão maior do que a minha necessidade, assim como ocorre com todo alimento, não há por que tirar a fruta da dieta.

“Em média, uma banana tem 70 kcal, que será o equivalente a 1 papaia pequena ou 1 pera, por exemplo. Ela é muito rica em potássio. As suas variedades – maçã, nanica, prata – apresentam sabores distintos e também teores de açúcar diferentes, e por isso algumas são mais doces (a exemplo da banana-prata e da banana-ouro)”, explica Kátia.

Por isso a ingestão dessas duas frutas, que fazem parte do cotidiano dos brasileiros, não deve faltar no consumo diário alimentar. Além disso, a durabilidade da banana – que comprada em diversos estágios de maturação pode durar a semana toda – e da maçã, que pode ficar até 15 dias fora da geladeira sem perder suas propriedades nutricionais, é outro ponto a favor.

Fonte: O que eu tenho?