CLÍNICA DE JESUS:  SAÚDE FÍSICA   -  ESPIRITUAL  -  MENTAL  E  FINANCEIRA.                                    JESUS SALVA  -  JESUS CURA  -  JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO  -  JESUS ARREBATARÁ A SUA IGREJA

Tabagismo - reposição com nicotina pode descontrolar diabéticos

Cientistas da American Chemical Society, dos Estados Unidos, identificaram a nicotina como sendo a principal responsável pelos níveis persistentes de açúcar no sangue de diabéticos fumantes.A Descoberta pode ter implicações para as pessoas com a doença que estão usando a terapia de reposição de nicotina (TRN) por longos períodos em uma tentativa de parar de fumar.

"É o primeiro estudo a estabelecer uma forte ligação entre a nicotina e complicações do diabetes (ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e danos aos nervos). Se você é um fumante e tem diabetes, você deve se preocupar e fazer todos os esforços para parar de fumar", diz o líder do estudo, Xiao-Chuan Liu.

Liu citou pesquisas anteriores que mostram que o bom controle dos níveis de açúcar no sangue é a chave para prevenir complicações. O padrão para o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue a longo prazo em pessoas com diabetes é o teste de sangue de hemoglobina glicosilada (HbA1C). Utilizado em conjunto com monitoramento diário de açúcar no sangue em casa, o teste de HbA1c revela a quantidade média de açúcar no sangue durante as últimas semanas.Resultados altos no teste significam que o diabetes não está bem controlado e que existe um risco maior de complicações.

Os médicos sabem há anos que o tabagismo aumenta o risco de desenvolver complicações.Estudos também mostram que os fumantes com diabetes têm níveis mais elevados de HbA1c do que não fumantes com diabetes.No entanto, ninguém sabia exatamente qual substância na fumaça do cigarro era responsável pela elevação de HbA1c.

Liu e colegas suspeitaram que poderia ser de nicotina e verificaram os efeitos da nicotina na HbA1c. Usando amostras de sangue humano, eles mostraram que as concentrações de nicotina similares àquelas encontradas no sangue de fumantes foi a responsável por aumentar os níveis de HbA1c.

"A nicotina fez os níveis de HbA1c aumentarem em até 34%", disse Liu. "Quanto maior os níveis de nicotina, mais HbA1c é produzida."Os pesquisadores acreditam que os médicos podem usar os dados deste estudo como uma nova base para encorajar os pacientes com diabetes a pararem de fumar.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes.